top of page
Buscar

Drones semeadores para reflorestar o mundo

O Drone Lab Brasil acaba de construir seu primeiro Dronecoria, um importante marco nas ações de uso dos drones para contribuir com o meio ambiente no Brasil.


O Dronecoria é um drone semeador, criado pelo espanhol Lot Amorós. Um projeto que une Drones e Peletização de sementes através de técnicas acessíveis, de custo reduzido e tecnologia open source, capaz de abranger grandes áreas em curto espaço de tempo. O projeto começou a ser prototipado em 2015 e vem sendo amadurecido com o passar do tempo desde então. Já foi apresentado em diversos congressos, prêmios e outras iniciativas de apoio ao meio ambiente por meio da tecnologia em alguns países do mundo. No Brasil, foi produzido pela primeira vez, em meados de outubro de 2019, em sua escala original, pelo seu próprio criador em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (Campus Rondonópolis).


Como muitos de vocês já sabem, Lot Amorós ministrou o primeiro workshop de construção de Drones do Drone Lab, em 2015, e tem sido parceiro e referência para nós desde então. No final de 2019, esteve conosco em São Paulo, atuando em palestras e eventos sobre o uso do Drone como ferramenta de ativismo e, na ocasião, estabelecemos o compromisso de fomentar o projeto Dronecoria em São Paulo e demais regiões do país. Em 2020, suspendemos esta iniciativa por conta da pandemia mas, recentemente, fomos provocados pela produção do programa "Conexão Maker" do Canal Futura a retomar o assunto, seguindo todos os procolos sanitários. Assim nasceu a nossa primeira versão do Dronecoria!



(Bastidores da gravação do programa)


Nesta iniciativa, procuramos reduzir o tamanho original do Drone com o objetivo de reduzir também os custos e facilitar as questões logísticas, e você pode conferir todos os detalhes do processo no vídeo do episódio que foi ao ar recentemente, com apresentação da Gabi Augustini e colaboração de importantes parceiros:




Nosso próximo passo agora é buscar fundos para ampliar o desenvolvimento do projeto, além de parceiros que possam voar com a gente nos céus do Brasil com esta missão. O Dronecoria é também uma importante ferramenta de ensino, podendo ser um aliado em instituições de todos os níveis da educação no nosso país.


Se você tem interesse em apoiar esta causa ou se aproximar desta iniciativa de alguma forma, entre em contato conosco. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas na recuperação das nossas florestas, mais chance de sucesso nós teremos !


519 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page