top of page
Buscar

Drone Lab Brasil é destaque no Jornal Nacional e outras mídias na primeira semana de setembro

Entre os dias 03 e 09 de setembro desse ano (2019), estivemos pela primeira vez em Goiânia com nossa Arena de Drones. Foi a 25ª arena montada por nossa equipe, com inúmeras atrações, parte da programação oficial da Campus Party Brasil que também estava em sua primeira edição na capital do estado de Goiás.



Já faz algum tempo que temos especializado nossas atividades de acordo com o evento que participamos, considerando principalmente sua localização geográfica e o contexto envolvido no local que estamos inseridos. Uma Arena tão grande atrai muita visibilidade e, com isso, a responsabilidade de levar conteúdo de qualidade para o público aumenta também. Para Goiânia, pensamos em maneiras de levantar a discussão do uso do Drone no campo, principalmente no monitoramento e inspeção de florestas e áreas de preservação ambiental, um assunto que está cada dia mais relevante no Brasil.



Como já é de conhecimento de muita gente, um dos nossos valores é a democratização do acesso à essa tecnologia, portanto, faz parte do nosso trabalho encontrar meios para realizar essa tarefa da maneira mais lúdica possível, com atividades recreativas, conteúdos didáticos, exposições, workshops e outros meios. Assim, para essa edição, propusemos uma atividade de inspeção de florestas com drones e criamos uma simulação de um ambiente onde informações deveriam ser extraídas de árvores projetadas especialmente para esse fim.




Para isso, colocamos em ação o Maker Space que contou com o apoio dos parceiros do Universo da Criatividade e seu incrível caminhão repleto de máquinas de fabricação digital e pessoas sensacionais. Além disso, adaptamos os Tellos dos parceiros da DJI para carregarem uma mini-câmera posicionada totalmente para baixo, de maneira que pudéssemos exercitar tanto a pilotagem quanto o monitoramento de maneiras distintas e coordenadas. Os drones da DJI são muito utilizados em situações reais de monitoramento e inspeção ambiental, e o Tello, com todos os seus recursos que garantem um voo estável e controlado, são ótimos para levar esse conceito para o grande público em uma escala menor e educativa, com toda segurança.





O resultado dessa ação teve tanto impacto que fomos destaque em uma matéria do Jornal Nacional da Rede Globo, com grande audiência por todo o Brasil, além de outras matérias igualmente interessantes em outros meios. Um teaser desse movimento vocês acompanham aqui:



(Teaser de parte da exposição de mídia, música: https://www.bensound.com)


Sabemos da imensa importância e responsabilidade em sermos notícia em veículos tão expressivos, por isso, deixo registrado aqui a enorme satisfação por essa conquista, além do profundo agradecimento a todos os envolvidos para tornarem essas experiências possíveis. Tenho certeza que algumas pessoas ampliaram seus conhecimentos sobre os drones a partir das experiências que propusemos em Goiânia e, com isso, sinto que estamos cumprindo de fato com a tão desejada democratização do conhecimento. Que venham as próximas !


Você pode assistir às matérias na íntegra através dos seguintes endereços:






71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page