top of page
Buscar

Drones e Impressão 3D ajudam cegos a conhecerem melhor os patrimônios culturais brasileiros

Como uma pessoa com dificuldades para enxergar conseguiria conhecer os detalhes da arquitetura de um grande monumento, como por exemplo, uma catedral ou uma grande estátua de Zumbi dos Palmares ? Como criar réplicas desses monumentos de maneira simples, em uma escala que possa ser manipulada e compreendida ?

Foi pensando nessas perguntas que surgiu o projeto "Voando pelas narrativas invisíveis", uma parceria entre o Drone Lab Brasil e a Con_tacto3D ( https://www.instagram.com/con_tacto3d/ ) que utiliza os drones para geração de modelos virtuais dos patrimônios culturais através de uma técnica específica de voo, aliada a softwares de geração de modelos. Uma vez que o modelo 3D é gerado, ele é adaptado às escalas para melhor compreensão no manuseio e impresso através das máquinas de impressão 3D.



Esse projeto, aprovado na primeira onda do Matchfunding do BNDEs, conta agora com uma campanha de financiamento coletivo na plataforma "Benfeitoria". A meta é atingir R$ 31 mil para que diversos patrimônios culturais ligados à história da cultura negra no Brasil sejam impressos e entregues à escolas e outras instituições, além de disponibilizar os modelos virtuais gratuitamente para que qualquer pessoa possa imprimir em uma impressora 3D em qualquer lugar do planeta, criando uma poderosa ferramenta educacional e de acesso à história desses patrimônios.


Ficou curios@ para saber mais ? Então acesse o site da campanha e contribua com a gente:




A cada 1 real investido por você, o BNDEs investe outros 2, triplicando as chances de atingirmos a meta rapidamente. Se não puder apoiar financeiramente, contribua compartilhando o projeto em suas redes de amigos, assim as chances aumentam ainda mais. Dentre as contrapartidas do projeto, existem cursos para explicarmos como essa tecnologia toda funciona e isso pode ser levado para sua empresa, escola, ou mesmo laboratório de criação. Vamos juntos ?

215 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page