top of page
Buscar

E agora, o que vamos fazer com os drones ?

Nesta primeira publicação no site, quero compartilhar com vocês uma reflexão que é um dos pilares da criação do Drone Lab Brasil. Em 2014, quando comecei essa jornada e tive contato com meu primeiro drone, essa tecnologia era algo pouco acessível. Lembro que a maioria das pessoas sequer já tinham visto algum drone e não era muito difícil encontrar alguém que nem sabia exatamente o significado dessa palavra.

De lá pra cá, muita coisa mudou e de forma muito significativa. O drone tornou-se um termo popular, está em muitos noticiários, e não é difícil encontrar alguém que tenha um ou conheça alguém que tenha. Digo isso pensando no Brasil, que é onde posso falar com certa segurança, mas imagino que essa situação se repete em muitos outros países; E, apesar do Brasil ser um país continental, já estivemos em todas as regiões do país (Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste) e a realidade é a mesma. Em Rondônia, por exemplo, o Mário Fraga é uma referência em drones e utiliza o equipamento para monitorar o desmatamento na Amazônia.

Assim, enquanto no começo das minhas atividades com Drones não era difícil encontrar demandas para prestação de serviços de captação de imagens aéreas, por exemplo, hoje o cenário mudou. Em muitos casos, os potenciais clientes optam por comprar seu próprio drone, o que faz todo sentido. Por isso, precisamos inovar ainda mais e refletir sobre esse fato: Se os drones são tão populares e já estão em tantos lugares, o que mais podemos fazer com essa tecnologia ?! Foi com base nesse fato e perseguindo também nossas inspirações e valores, é que surgiu a ideia de canalizar o potencial dos drones em situações diferentes, não-triviais, de promover e proporcionar experiências que pudessem dar outros significados para a tecnologia. Dentre as inúmeras ideias que temos, a que apresentamos ao mundo na última semana e que descrevo aqui, é a que se propõe a utilizar o drone para ações de impacto social positivo: a Drones4GoodBR, uma frente de trabalho que apesar de não ser nova em suas ações, recebe agora essa novo jeito de olhar e, com isso, mais força para conectarmos as nossas energias internas e também com o mundo, sobretudo no Brasil. Junta-se a esse movimento um parceiro antigo, Alex Fisberg, que possui uma longa jornada em projetos desse tipo e estará conduzindo os movimentos do laboratório nesse sentido.

No evento de lançamento, ocorrido na nova sede da Maniê em Pinheiros/SP, reunimos ONGs, Instituições de Trabalho Social e pessoas interessadas no assunto, para apresentar, discutir, ouvir e dialogar sobre essas possibilidades. Posso afirmar que são muitas e que estamos cheios de vontade de seguir esse caminho. Nas próximas publicações e atualizações do site, vamos detalhar um pouco mais essa frente, seja pelos projetos que já executamos (sim, eles existem), seja pelos projetos novos que já estão em andamento e as possibilidades futuras.

Se você gosta do assunto e quer se juntar a nós de alguma forma, mande um e-mail para drones4good@dronelab.com.br e conte suas motivações. Esperamos por você !!


Carlos Candido.

Fundador do Drone Lab Brasil.


169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page